Técnicas psicológicas de Vendas

Adoro a mente humana é maravilhosa e domina-la é ainda mais fantástico.

Diante da crise aprenda a lidas com a psicologia. Boa Leitura.

1)Preços iguais de produtos semelhantes.
Você acha que preços iguais para vários produtos é legal, tipo 1,99 ? Não é o que diz a Universidade de Yale. Se dois itens semelhantes são o mesmo preço, os consumidores são propensos a não levar nenhum, apenas 46% fizeram uma compra. Quando os produtos foram diferentemente colocados com preços em 62 centavos e 64 centavos mais do que 77% de pessoas levaram. Quando produtos semelhantes têm o mesmo preço, os consumidores estão dispostos a adiar a sua decisão, em vez de agir.

2) Preço comparativo
Simples, a melhor maneira de vender um computador de R$ 2.000 é colocá-lo ao lado de um Computador de R$ 10.000. Por que? O culpado “efeito de ancoragem” que é um viés cognitivo que descreve a comum tendência humana para se basear de forma intensa, ou de se “ancorar”, a uma característica ou parte da informação recebida, quando em processo de tomada de decisão. Dito de outra forma, designa a dificuldade de alguém em se afastar da influência de uma primeira impressão.

3)A lei de Weber
Tenta descrever a relação existente entre a magnitude física de um estímulo e a intensidade do estímulo que é percebida. A lei de Weber serve como um limite de teste e não como uma regra inflexível. É muitas vezes aplicada ao marketing, principalmente a aumentos de preços de produtos e serviços.

4) Redução da dor e remorso
O cérebro humano é ligado a “gastar “, de acordo com a área de neuroeconomia. O limite é alcançado quando a dor percebida é maior do que o ganho percebido. A Universidade de Carnegie Mellon analisaram uma série de maneiras de reduzir esses pontos de dor e, por sua vez, aumentam a satisfação pós-compra e retenção.

a) Reformular o valor do produto
É mais fácil vender um produto 19,90 por mês do que $ 235,00 por ano, embora o valor esteja diferente.

b)Pacotes e Kits agregados
Muito usados por empresas de telefonia e veículos, é mais barato colocar kits a disposição baixando os preços do que comprar separadamente.

c) Apelo à utilidade ou prazer.
Para gastadores conservadores, uma mensagem com foco na utilidade é mais eficaz: “Esta massagem nas costas pode aliviar dores nas costas.” Gastadores mais liberais foram persuadidos por um foco no prazer: “Esta massagem nas costas irá ajudá-lo a relaxar.”

obs: Analise o perfil do seu cliente e direcione sua mensagem entre o Conservador ou Gastador.

d) É Grátis ou não é.
“Grátis é um palavra PODEROSA”, também utilizado em sites de e-commerce ex: FRETE GRÁTIS para região Sudeste e Sul.

e) Frases mal colocadas.
As taxas de entrega são abomináveis para o cliente, mas depende da forma de expressa. Conforme pesquisas entre falar ” vamos cobrar uma taxa de R$ 5,00 para entrega” e falar ” temos uma pequena taxa de R$ 5,00″. Neste caso o diabo às vezes está nos detalhes de frase. Gera uma diferença de 20% de insatisfação.

5) Desafiando uma tradição
Acabar com os preços com o número (9) nove é um dos métodos mais antigos, mas ele realmente funciona? A resposta é um retumbante sim, de acordo com várias pesquisas de Marketing e Economia. Os preços que terminam em nove eram capazes de vender mais que preços ainda mais baixos para o mesmo produto.
Ex: 10,99 ou 30,19 ou 1,09 Segundo pesquisas o mesmo produto custando R$ 35,00 e depois R$ 39,99 elevou a venda em 24%.

Um produto foi de R$ 60,00 para R$ 45,00 e depois de R$ 60,00 para R$ 49,99 e mais uma vez o R$ 49,99 ganhou mesmo sendo mais caro. Aparentemente, os preços com noves pode ser um velho truque, mas ainda é eficaz.

About the Author

Alexandre Machado
Natural de uma pequena cidade Catarinense, residente em Araraquara-SP. Empresário, empreendedor desde os 17 anos, consultor de empresas que desejam alterar processos e implantar soluções de alta performance em diversos segmentos da economia. Com formação em estatística e tecnologia da informação com experiência de 25 anos, conhecedor de todos os estados brasileiros de suas grandes capitais até o interior, com experiencia em missões empresariais no exterior realizando transferência de tecnologia e conhecimento, sou especialista em saúde pública e privada. Fui professor de matemática financeira formando profissionais nas áreas de contabilidade, administração e processamento de dados. Ativo no 3o. Setor em Instituições Filantrópicas e um olhar diferente para fazer política em nosso país. Fundador e vice-presidente voluntário do ITEC (Instituto de Tecnologia de Araraquara) responsável pela criação e fomentar mão de obra na área através de eventos chamado Biz Games, palestras nas Universidades e aproximação entre as empresas e instituições de educação pública e privada Fui diretor de divulgação, Presidente e Vice Presidente voluntário da Sociedade Beneficente Escola do Mestre Jesus mantenedora do Centro de Convivência Social Maria Velho Temponi que atende 80 crianças no bairro Jardim das Hortênsias em Araraquara. Fui conselheiro do COMCRIAR – Conselho da Criança e Adolescente de Araraquara (CMDCA) defendendo políticas públicas e um mapeamento das crianças e adolescente da cidade. Atualmente desenvolvemos o canal de youtube BRFoco, site BRFoco e Grupo do Facebook BRFoco com objetivo de esclarecer, informar, trazer reflexão e educação para a sociedade livre. Filiado ao partido 30 NOVO, voltado para ideias em que o cidadão é o único gerador de riquezas e que precisamos de um Estado menor focado em educação básica, Saúde e segurança. "Se todo o homem tem a liberdade de fazer o que desejar,desde que não infrinja a igual liberdade de qualquer outro homem, então ele é livre para abandonar ligações com o estado - para recusar sua proteção e para se negar a custear seu suporte." Spencer

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