Bem vindo: “A COLÔNIA DAS FORMIGAS”

Faça de sua empresa uma colônia de formigas!

Engraçado quando analisamos e estudamos a natureza, pois a sua beleza demonstra soluções eficazes, tecnologia, inovação. O homem em busca de seu aperfeiçoamento busca aptidões em diversos lugares, cursos, universidades, outros planetas, formulas mágicas, receitas de bolo como 10 melhores A, 20 segredos B. Esquecem que a solução está mais próximo do que ele imagina.
Quando analisamos as formigas de um ponto de vista em gestão de empresas, sociedade, valores individuais ficamos fascinados pela sua competência e facilidade em solucionar os problemas, deixa-nos refletindo como somos incompetência e desorganizados.
Aprenda com a Formiga:
FOCO: A formiga é um dos predadores mais eficientes do Mundo, consome mais carne que leões, tigres e lobos juntos. Seu objetivo é buscar o fortalecimento e sobrevivência do grupo. Características difíceis de encontrar atualmente em nosso país porque as pessoas estão mais preocupadas em resolver seus próprios problemas, mesmo que para isto precise esquecer do coletivo, muitos funcionários desejam resolver o seu problema e não da empresa a qual é contratado, o que repercute na sociedade em geral porque a visão interiorizada extrapola as portas da empresa, escola, lar, igreja, casa e família.
DEFESA: A formiga sabe que seu futuro e legado estarão nas mãos das gerações que estão sendo geradas, não há recuo mesmo que para isto pague com sua vida. A maior ferramenta é o acido fórmico na tentativa de defesa de sua colônia, sua comunidade, seus descendentes. Quando observamos esta mesma característica no cidadão da sociedade que se intitula moderna? E na empresa existe a visão de funcionários defendendo a empresa e tendo orgulho de pertencer a equipe.
RESPONSABILIDADE: São os únicos animais iguais aos humanos no quesito de terem animais de estimação chamados “Afídeos”. Como o homem transfere seu gado nas pastagens, as formigas fazem com os Afídeos já que sua função é fornecer alimentos através de sua excreção de um liquido adocicado que é o alimento das formigas adultas. Processo este que faz a FORMIGA superior ao homem porque não mata ou agride os animais de estimação os trata com respeito e proteção ao ponto das fêmeas de “Afídeos” serem carregas na cabeça porque a formiga sabe o REAL VALOR DO SEXO FEMININO em uma sociedade, nós seres humanos intitulados seres pensantes estamos longe desta visão.
PARCERIA E FIDELIDADE: Com os Afídeos elas oferecem segurança e cuidados em troca de alimentos, encaminham eles para regiões que possuem melhores extratos vegetais que os alimentam, algumas espécies de formigas moram em caules de plantas carnívoras e as ajudam na limpeza da planta em troca compartilham alimentação que foi capturada pela planta em relação harmoniosa. Uma visão longe dos dias atuais onde a maioria das parcerias significa bom para somente um lado, isto no casamento, na sociedade, nas empresas.

SENSIBILIDADE: Não precisamos ter dons paranormais para antecipar a situações cotidianas, pois as formigas detectam a chuva antes de chegar, antecipando-se e não deixando para ultima hora garantindo assim sua proteção em folhas mais largas das plantas. Atualmente poucos possuem esta sensibilidade e antecipa-se a uma situação que ocorrerá ou buscar o comprometimento sem precisar de chefe ou superiores cobrando.

TRABALHO EM EQUIPE: Analisando a sobrevivência do grupo, uma formiga prende as folhas com o maior esforço esticando-se ao máximo com força enquanto as outras colam as folhas formando sua colônia em um grande e bonito trabalho formando sua comunidade. É inadmissível que tenhamos pichações , destruição do patrimônio publico e privado pelo simples prazer momentâneo gerado pela sensação de rebeldia em virtude da destruição do suor do próximo.
ORGANIZAÇÃO E SUCESSO: É um inseto considerado por cientistas como “BEM SUCEDIDO”. Este sucesso não é justificado por suas capacidades individuais, mas pela ORGANIZAÇÃO de sua sociedade. Todas as espécies de formiga vivem em sociedade, são “SOCIAIS”. Você sabia que na transição evolucionaria da vida “SOLITÁRIA” para vida “SOCIAL”, se deu em apenas de 3% a 5% de “TODOS OS ANIMAIS “ incluindo os Humanos. Incrível os resultados que podem se obter em uma empresa ou comunidade que vivem em harmonia com os princípios básicos sociais esta é a diferença de um país Desenvolvido para um país violento, pobre, com baixo IDH.

PRODUTIVIDADE: Como serviços bem definidos dividem-se em funções diferentes
“CORTADORA”: especialista em corta a Grama se for dura existe o trabalho em equipe, são as lenhadoras.
“CARREGADORA”: Levam a Grama até o deposito, corredoras do que lenhadoras. Carregam por 50 metros. Neste processo é único e coordenado em um raio de 300 mts de sua base.

“JARDINEIRAS”: Trabalham na organização da estocagem dos alimentos e limpeza do lixo produzido na colônia.

• Nunca uma cortadora passa a perna na carregadora ou uma carregadora finge que está trabalhando para a cortadora.

RESPEITO HIERARQUICO, CUMPLICIDADE e RESPEITO À ESPECIE: O respeito mútuo, enquanto a formiga Rainha está saudável as operarias não produzem ovos. Quando observam alterações e adoecimento da Rainha começam o processo de substituição e conservação de sua espécie sendo os jovens prioridade máxima na colônia.

BOM SENSO : ligado a noção de sabedoria e de razoabilidade as formigas exploradoras saem para definir um novo ninho quando é destruído, NÃO EXISTEM LIDERES DANDO ORDEMS é definido por uma “DEMOCRACIA QUÍMICA” onde as exploradoras soltam fluidos conforme sua percepção e definem o melhor local. É SIMPLES E PODEROSO o que DISPENSA UM CHEFE. Nós seres humanos precisamos de um chefe porque sempre tem pessoas que possuem resistências, contrariedade, não dedicam-se a tarefa ou não estão comprometidas com O TODO. Não existe entre as formigas o MARKETING PESSOAL que na verdade muito falam, mas não assumem nada.

INVENÇÃO: O homem todo orgulhosos pela evolução de sua raça, esquece que na verdade o BANCO DE ESPERMA foi inventado pelas formigas a milhões de anos, tem espécies que reservam esperma por 10 a 20 anos nestes casos o macho não está mais vivo para ver sua prole.

INOVAÇÃO: As formigas desenvolveram um sistema de ar condicionado, elas fazem chaminés em suas colônias gerando fluxos de ar e expelindo monóxido de carbono interno nas colônias. Estas chaminés tem uma finalidade de todos os gazes e levam ar fresco para o subsolo. Suas estruturas tornam as colônias com grandes câmaras no sub-solo que através dos fluxos internos elas ajustam as temperaturas das câmaras. O Interessante é que não existem empreiteiras, licitações e comissões porque tudo é certo e justo.

EFICIÊNCIA: As formigas são incríveis quando cortam as folhas deixam cair ao solo, para as carregadeiras, Por que ? Seria algo ineficiente descer as arvores carregando as folhas. Quantas vezes nós perdemos tempo fazendo processos e controles sem sentido perdendo tempo desnecessário porque temos pessoas que não confiamos ou que não estão envolvidos, desenvolvemos controle, contratamos fiscais. Isto é custo ! Não precisam as formigas fazerem reuniões diárias, levando horas para definirem processos porque as regras são claras.

SUPERAR DIFICULDADES: O ponto fraco de uma formiga é o FOGO, com o fogo apagam-se as trilhas químicas e o caos ocorre ficam perdidas, mas não por muito tempo porque a perseverança traz a solução. As carregadeiras refazem as trilhas químicas e retoma a ordem da sociedade dando direção.

SOLIDARIEDADE: Quando uma formiga encontra uma fonte de alimentação. Ela consome o máximo que puder desta fonte, não se engane porque “NÃO PARA SI”, mas ela reserva em um “ESTOMAGO SOCIAL” para suas companheiras de ninho.

COMUNICAÇÃO: Formigas são “MESTRES EM COMUNICAÇÃO”, sem comunicação nenhuma cooperação seria possível e isto depende de sua sobrevivência. Elas compartilham tudo em 3 tipos: QUIMICA liberando rastros pelo chão apresentando caminhos; FREQUENCIA ABDOMINAL ouvido no raio de 1 metro entre elas; CONTATO FÍSICO auxiliando umas as outras.

RESUMO:
Creio que este simples texto serve para todos em várias áreas, você pode refletir e extrair grandes exemplos. Sempre aprendo e estudando este tema analisei que independente do ser vivo, da espécie, do grupo, categoria, conceito “este ultimo adoramos criar para justificar as coisas”. Todos temos regras, utilidades, serviços, prazeres, alegrias, desilusões, somos o topo da cadeia e teríamos por obrigação sermos melhores e quando analisamos os animais, a organização e amor dos animais vem sempre a frase: “QUANTO MAIS CONHEÇO AS PESSOAS, MAIS GOSTO DO MEU CÃO” – Pascal. Sempre podemos mudar, devemos mudar é uma questão de sobrevivência.
Faça de sua casa um formigueiro !
Faça de sua empresa um formigueiro !
Faça de sua escola um formigueiro !
Faça de seu bairro um formigueiro !
Faça de sua cidade um formigueiro !
Faça de seu partido um formigueiro !
Faça de seu país um formigueiro !

About the Author

Alexandre Machado
Natural de uma pequena cidade Catarinense, residente em Araraquara-SP. Empresário, empreendedor desde os 17 anos, consultor de empresas que desejam alterar processos e implantar soluções de alta performance em diversos segmentos da economia. Com formação em estatística e tecnologia da informação com experiência de 25 anos, conhecedor de todos os estados brasileiros de suas grandes capitais até o interior, com experiencia em missões empresariais no exterior realizando transferência de tecnologia e conhecimento, sou especialista em saúde pública e privada. Fui professor de matemática financeira formando profissionais nas áreas de contabilidade, administração e processamento de dados. Ativo no 3o. Setor em Instituições Filantrópicas e um olhar diferente para fazer política em nosso país. Fundador e vice-presidente voluntário do ITEC (Instituto de Tecnologia de Araraquara) responsável pela criação e fomentar mão de obra na área através de eventos chamado Biz Games, palestras nas Universidades e aproximação entre as empresas e instituições de educação pública e privada Fui diretor de divulgação, Presidente e Vice Presidente voluntário da Sociedade Beneficente Escola do Mestre Jesus mantenedora do Centro de Convivência Social Maria Velho Temponi que atende 80 crianças no bairro Jardim das Hortênsias em Araraquara. Fui conselheiro do COMCRIAR – Conselho da Criança e Adolescente de Araraquara (CMDCA) defendendo políticas públicas e um mapeamento das crianças e adolescente da cidade. Atualmente desenvolvemos o canal de youtube BRFoco, site BRFoco e Grupo do Facebook BRFoco com objetivo de esclarecer, informar, trazer reflexão e educação para a sociedade livre. Filiado ao partido 30 NOVO, voltado para ideias em que o cidadão é o único gerador de riquezas e que precisamos de um Estado menor focado em educação básica, Saúde e segurança. "Se todo o homem tem a liberdade de fazer o que desejar,desde que não infrinja a igual liberdade de qualquer outro homem, então ele é livre para abandonar ligações com o estado - para recusar sua proteção e para se negar a custear seu suporte." Spencer

Be the first to comment on "Bem vindo: “A COLÔNIA DAS FORMIGAS”"

Deixe uma resposta