ANO DO LÍDER NATO

São mais de 25 anos trabalhando com consultoria em empresas pelo Brasil do “Oiapoque ao Chui”, foram tantos os desafios encontrados em implantação de sistemas, revisão de fluxos de processos internos, gestão de pessoas e gestão administrativa tudo em uma organização está integrado.
Passamos por problemas como sofrimentos pessoais, corrupção, roubo, sonegação, brigas internas, brigas externas, péssima remuneração, marketing pessoal exagerado, promoções indevidas, demissões merecidas, demissões incompreendidas e envolvimentos políticos em tomadas de decisão, pessoas em cargos errados, pessoas que não merecem o cargo que ocupam, problemas pela péssima gestão evidente e sem consciência, problemas pela péssima gestão consciente e melindrosa, elefantes brancos, empresas de sucesso e empresas fracassadas, modelos de negócio esgotado e tentando manter-se no mercado.
Quando você contrata um consultor tenha a certeza que precisará mudar e deverá estar disposto a colocar a mão no bolso sem dó, pois 99,9% é a postura do próprio dono ou líder da empresa que está o problema, precisa ter a humildade de parar e repensar as suas atitudes e destino da sua empresa. A empresa como um todo é o espelho de seu dono, o medo, a desorganização, o empreendedorismo, os funcionários simplesmente repetem o que o dono é, sua empresa é feliz porque o dono é feliz. Trabalhar é necessário, trabalhar feliz é opcional!
Em uma consultoria todos os desafios e problemas são solucionados levando em conta dois grandes fatores (Tempo x Dinheiro), mas o maior prazer para mim em uma consultoria é detectar o funcionário que é LÍDER NATO, geralmente vistos somente para resolver os problemas nas empresas.
Estes profissionais são valorizados e vistos somente pelas melhores empresas de consultoria que estão preocupadas em fazer o seu serviço de forma rápida, eficaz ao menor custo. O foco das melhores empresas de consultoria não é perpetuar-se no cliente, este pensamento é mesquinho e o que a grande maioria das empresas de consultoria deseja, que é continuar com a “galinha dos ovos de ouro” tome cuidado!
Voltando ao “Líder Nato” este funcionário está em sua maioria dos casos no bom e velho estilo popular “santo de casa, não faz milagre”. Eu desejo no fundo do coração, que em 2017 você que é um LÍDER NATO tenha um lugar ao sol, pois você vai continuar fazendo a diferença tenho a absoluta certeza, espero que sua empresa possa enxergar além da política, do marketing pessoal de alguns que tentam ofuscar o seu brilho e consigam valorizar-te.
O Profissional que é um líder nato sabe que estou falando de você, e que qualquer empresa de consultoria pode contar 365 dias do ano de 2017 com aquele que tem 11 qualidades indiscutíveis que por mais que as empresas gastem bilhões por ano em treinamento nunca conseguiram alcançar o seu nível, se você é um LÍDER NATO deve possuir:
CAPACIDADE DE INFLUÊNCIAR levando seus amigos para os desafios, enxergando que a mudança é necessária e vantajosa para todos sem criar resistência e que “o sol após o temporal é previsto sempre !”.
SEM MEDO DE SE EXPOR, na frente do chefe todos querem mudança e fazer um agrado que estão comprometidos, mas se expor lançando-se ao ridículo, críticas por invejosos ou apresentando soluções é para poucos. Afinal “ uma boa ideia só é alcançada, após ouvir todos os pensamentos por mais estranho que pareça! ”.
INICIATIVA, falar “ até papagaio fala! ” Muitos adoram criticar e ser a pedra jogada no vidro o que é muito fácil, em reuniões levam-se horas falando-se muito de todos os problemas, mas não temos a efetividade de quem vai fazer. No momento de distribuir tarefas todos estão muito tarefados com exceção do líder nato que sempre arruma um espaço em sua agenda para mais desafios. As velhas perguntas que devem ser executadas nas reuniões: O que? Como? Quem? Quando? Quanto?. Faço várias reuniões durante o ano e estas perguntas dificilmente são todas respondidas que 2017 possamos responde-las.
EXCELENTE CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO, pessoa amável e sabe “dar o que realmente a pessoa precisa não o que deseja! ”. O agrupamento de pensamentos, força e vontade de vencer desafios com esta capacidade de comunicação faz de um líder nato o aglutinador de pessoas.
DISPOSIÇÃO DE AJUDAR E OUVIR, nos dias corridos atuais ajudar seu amigo de trabalho é algo raro e se conseguir somar o fato de OUVIR “você é LÍDER NATO! ”, a maioria das pessoas dão importância em ouvir fofocas e coisas ruins e um Líder Nato não repassa coisas ruins para frente, pois a necessidade de resolver e doar-se para o próximo é a sua missão.
SER MULTITAREFA, todos sabemos que “água parada estraga” e que ser especialista em uma determinada área não faz mais a diferença com a evolução em todas as áreas e tecnologia ocupando espaço quanto maior o conhecimento e realizações de experiências novas torna o líder nato uma pessoa diferenciada e a multitarefa é sua própria conservação dentro das organizações.
CURIOSIDADE, acabou o “tapa olho do cavalo” para não olhar ao lado e tirar a distração. Não tem medo e a curiosidade é Nata do Líder, pois buscar novas soluções é essencial para os problemas, quanto maior as experiências já vividas e testadas será menor os riscos de fracasso.
EMPATIA, não deseje para o outro o que você não desejaria para você. É simples, mas um Líder Nato coloca-se nesta visão e sempre busca melhorar nos processos. É simples apontar o dedo e cobrar os outros, mas grande parte das pessoas não gostam de ser cobrados e não agradece pelo que o outro fez. Para uma pessoa que não é líder nato o foco é destacar os defeitos e esconder as qualidades, isto torna-se seguro e confortável em sustentar sua posição. Quando mudamos uma rotina critica-se novas tarefas, mas não se avalia o que deixou de fazer ou a qualidade que ganhou com uma nova implementação e somente um Líder Nato pode identificar.
ASSUMIR RESPONSABILIDADE PELOS ATOS, é muito comum jogar a culpa em alguém para demonstrar sua incapacidade em resolver o problema, pois sempre o mais fraco vai sofrer as consequências esquecendo que este mais fraco organizacionalmente é subordinado a lideres fracos, então antes de repassar o problema tenha em mente no todo e não há vencedores em uma organização digladiando-se, o fracasso de uma instituição será a incompetência de TODOS que não assumiram suas responsabilidades. Um Líder Nato mata no peito e resolve o problema ou evita que os fatos sejam contínuos.
FOCO NA SOLUÇÃO, com a velocidade de informação e mercado em giro constante é comum das lideranças mudarem o leme do barco constantemente, acreditando que as decisões tomadas em reuniões já tenham sido adotadas e estavam claras para todos, mas não é verdade. Se você não tiver Lideres Nato bem alocados e distribuídos na instituição simplesmente todos os subordinados não conseguiram continuar focados em decisões já tomadas, voltando sempre para reuniões com os mesmos problemas e as mesmas críticas, levando a desordem e não evoluindo a instituição. Um líder nato só assume outro desafio quando o anterior está solucionado e chama atenção para não avançarem rumo do caos.

SENSO DE JUSTIÇA, a análise sobre o que “daí a Cesar o que é de Cesar” é muito tênue separar as responsabilidades e compartilhamento de obrigações e tarefas, mas o senso de justiça precisa ser claro e transparente para todas as partes do processo, com um Líder Nato é claro e não adianta a boa e velha política do “puxa saco, do sorrisinho, do pseudo entendido” que um dia as máscaras caem mesmo que seja tarde e a empresa já tenha fechado.

Aos clientes, amigos, funcionários um feliz 2017 e que nosso Brasil os empreendedores, lideres, empresários, diretores e gestores de qualquer instituição consigam ter um olhar de lince e reconheçam o LIDER NATO, que eles sejam vistos e valorizados nas instituições e que o suce$$o será a consequência para qualquer instituição seja Pública ou Privada. Que o ano de 2017 o bom senso, a ética, a moral prevaleça. Que 2017 tenhamos menos hipocrisia, menos politicamente correto e mais justiça, valorização e meritocracia aos que realmente desenvolvem este país.

 

About the Author

Alexandre Machado
Natural de uma pequena cidade Catarinense, residente em Araraquara-SP. Empresário, empreendedor desde os 17 anos, consultor de empresas que desejam alterar processos e implantar soluções de alta performance em diversos segmentos da economia. Com formação em estatística e tecnologia da informação com experiência de 25 anos, conhecedor de todos os estados brasileiros de suas grandes capitais até o interior, com experiencia em missões empresariais no exterior realizando transferência de tecnologia e conhecimento, sou especialista em saúde pública e privada. Fui professor de matemática financeira formando profissionais nas áreas de contabilidade, administração e processamento de dados. Ativo no 3o. Setor em Instituições Filantrópicas e um olhar diferente para fazer política em nosso país. Fundador e vice-presidente voluntário do ITEC (Instituto de Tecnologia de Araraquara) responsável pela criação e fomentar mão de obra na área através de eventos chamado Biz Games, palestras nas Universidades e aproximação entre as empresas e instituições de educação pública e privada Fui diretor de divulgação, Presidente e Vice Presidente voluntário da Sociedade Beneficente Escola do Mestre Jesus mantenedora do Centro de Convivência Social Maria Velho Temponi que atende 80 crianças no bairro Jardim das Hortênsias em Araraquara. Fui conselheiro do COMCRIAR – Conselho da Criança e Adolescente de Araraquara (CMDCA) defendendo políticas públicas e um mapeamento das crianças e adolescente da cidade. Atualmente desenvolvemos o canal de youtube BRFoco, site BRFoco e Grupo do Facebook BRFoco com objetivo de esclarecer, informar, trazer reflexão e educação para a sociedade livre. Filiado ao partido 30 NOVO, voltado para ideias em que o cidadão é o único gerador de riquezas e que precisamos de um Estado menor focado em educação básica, Saúde e segurança. "Se todo o homem tem a liberdade de fazer o que desejar,desde que não infrinja a igual liberdade de qualquer outro homem, então ele é livre para abandonar ligações com o estado - para recusar sua proteção e para se negar a custear seu suporte." Spencer

Be the first to comment on "ANO DO LÍDER NATO"

Deixe uma resposta